quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mas se eu me perder, eu Te peço, Senhor,


Senhor,

Tu és o Bom Pastor.

Eu sou a Tua ovelha.

Em alguns dias, estou sujo;

Em outros estou doente.

Em alguns dias, me escondo;

Em outros, me revelo.

Sou uma ovelha ora mansa, ora agitada.

Sou uma ovelha ora perdida, ora reconhecida.

Eu sou Tua ovelha, Senhor.

Eu conheço a Tua voz.

É que às vezes a surdez toma conta de mim.

Eu sou Tua ovelha, Senhor.

Não permita que eu me perca,

que eu me desvie do Teu rebanho.

Mas se eu me perder, eu Te peço, Senhor,

Vem me encontrar.

Amém.

São João da Cruz "Perfeição da Caridade e elevar-se à dignidade de filho de Deus pelo amor";



São João da Cruz nasceu em 1542 em Fontiveros, província de Ávila, na Espanha. Seus pais se chamavam Gonzalo de Yepes e Catalina Alvarez. Gonzalo pertencia a uma família de posses da cidade de Toledo. Por ter-se casado com uma jovem de classe "inferior" foi deserdado por seus pais e tornou-se tecelão de seda.
Em 1548, a família muda-se para Arévalo. Em 1551 transfere-se para Medina del Campo, onde o futuro reformador do Carmelo estuda numa escola destinada a crianças pobres. Por suas aptidões, torna-se empregado do diretor do Hospital de Medina del Campo. Entre 1559 a 1563 estuda Humanidades com os Jesuítas. Ingressou na Ordem dos Carmelitas aos vinte e um anos de idade, em 1563, quando recebe o nome de Frei João de São Matias, em Medina del Campo. Pensa em tornar-se irmão leigo, mas seus superiores não o permitiram. Entre 1564 e 1568 faz sua profissão religiosa e estuda em Salamanca. Tendo concluído com êxito seus estudos teológicos, em 1567 ordena-se sacerdote e celebra sua Primeira Missa.

Infelizmente, ficou muito desiludido pelo relaxamento da vida monástica em que viviam os conventos carmelitas. Decepcionado, tenta passar para a Ordem dos Cartuxos, ordem muito austera, na qual poderia viver a severidade de vida religiosa à que se sentia chamado. Em setembro de 1567 encontra-se com Santa Teresa, que lhe fala sobre o projeto de estender a Reforma da Ordem Carmelita também aos padres. O jovem de apenas vinte e cinco anos de idade aceitou o desafio. Trocou o nome para João da Cruz. No dia 28 de novembro de 1568, juntamente com Frei Antônio de Jesús Heredia, inicia a Reforma. O desejo de voltar à mística religiosidade do deserto custou ao santo fundador maus tratos físicos e difamações. Em 1577 foi preso por oito meses no cárcere de Toledo. Nessas trevas exteriores acendeu-se-lhe a chama de sua poesia espiritual. "Padecer e depois morrer" era o lema do autor da "Noite Escura da alma", da "Subida do monte Carmelo", do "Cântico Espiritual" e da "Chama de amor viva".



A doutrina de João da Cruz é plenamente fiel à antiga tradição: o objetivo do homem na terra é alcançar "Perfeição da Caridade e elevar-se à dignidade de filho de Deus pelo amor"; a contemplação não é um fim em si mesma, mas deve conduzir ao amor e à união com Deus pelo amor e, por último, deve levar à experiência dessa união à qual tudo se ordena". "Não há trabalho melhor nem mais necessário que o amor", disse o Santo. "Fomos feitos para o amor". "O único instrumento do qual Deus se serve é o amor". "Assim como o Pai e o Filho estão unidos pelo amor, assim o amor é o laço da união da alma com Deus".

O amor leva às alturas da contemplação, mas como o amor é produto da fé, que é a única ponte que pode salvar o abismo que separa a nossa inteligência do infinito de Deus, a fé ardente e vívida é o princípio da experiência mística. João da Cruz costuma pedir a Deus três coisas: que não deixasse passar um só dia de sua vida sem enviar-lhe sofrimentos, que não o deixasse morrer ocupando o cargo de superior e que lhe permitisse morrer humilhado e desprezado.

Faleceu no convento de Ubeda, aos quarenta e nove anos, no dia 14 de dezembro de 1591, após três meses de sofrimentos atrozes. A primeira edição de suas obras deu-se em Alcalá, em 1618. No dia 25 de janeiro de 1675 foi beatificado por Clemente X. Foi canonizado e declarado Doutor da Igreja por Pio XI . Em 1952 foi proclamado "Patrono dos Poetas Espanhóis".



Talvez a mais bela e completa descrição física e espiritual do Santo Fundador tenha sido feita por Frei Eliseu dos Mártires que com ele conviveu em Baeza: "Homem de estatura mediana, de rosto sério e venerável. Um pouco moreno e de boa fisionomia. Seu trato era muito agradável e sua conversa bastante espiritual era muito proveitosa para os que o ouviam.

Todos os que o procuravam saíam espiritualizados e atraídos à virtude. Foi amigo do recolhimento e falava pouco. Quando repreendia como superior, que o foi muitas vezes, agia com doce severidade, exortando com amor paternal.." Santa Teresa de Jesus o considerava "uma das almas mais puras que Deus tem em sua Igreja. Nosso Senhor lhe infundiu grandes riquezas da sabedoria celestial. Mesmo pequeno ele é grande aos olhos de Deus.

Não há frade que não fale bem dele, porque tem sido sua vida uma grande penitência". Poucos homens falaram dos sublimes mistérios de Deus na alma e da alma em Deus como São João da Cruz.

São João de ÁvilaO arcebispo viu no jovem um poderoso instrumento missionária para suscitar a fé


São João de Ávila, apóstolo da Andaluzia (6 de janeiro de 1500, Almodóvar del Campo - 10 de maio de 1569, Montilla, Espanha ) foi um espanhol pregador apostólico, autor, mística e santa , canonizada em 1970. Conhecido na Espanha como San Juan de Ávila.
São João de Ávila foi de judeu converso descida. [1] Na idade de quatorze anos, ele foi enviado à Universidade de Salamanca para estudar Direito, mas voltou depois de um ano para o pai da casa dele, onde ele passou os próximos três anos na prática da austera piedade. Sua santidade impressionou um franciscano viajando através de Almodóvar, em cujo conselho que ele assumiu o estudo de filosofia e teologia em Alcalá , onde ele teve a sorte de ter como seu mestre o famoso dominicano Domingo de Soto . Enquanto ele era um estudante e seus pais morreram depois de sua ordenação, ele celebrou sua primeira missa na igreja onde eles foram enterrados, vendeu a propriedade da família e deu o produto para os pobres.
Ele viu o rompimento dos laços natural vocação para o trabalho missionário estrangeiro e preparado para ir para o México . Em 1527, enquanto ele estava em Sevilha, à procura de uma oportunidade favorável para definir, para seu novo campo de trabalho, a sua grande devoção incomum em celebrar a missa atraiu a atenção de Hernando de Contreras, um sacerdote de Sevilha, que mencionou seu nome para o arcebispo e geral inquisidor , Dom Afonso Manrique . O arcebispo viu no jovem um poderoso instrumento missionária para suscitar a fé na Andaluzia , e depois de muita persuasão Juan foi induzida a abandonar a sua viagem à América.
Seu primeiro sermão foi pregado em 22 de julho de 1529, e imediatamente estabeleceu a sua reputação; multidões posteriormente embalado as igrejas em todos os seus sermões. Em Sevilha, ele foi levado perante o inquisidor e acusado de exagerar os perigos da riqueza e do fechamento dos portões do céu para os ricos. Sua inocência das acusações foi provada rapidamente, e por convite especial do tribunal, foi nomeado para pregar o sermão sobre a próxima grande festa na igreja de San Salvador, em Sevilha. Como outros místicos espanhóis do período, incluindo La Beata de Piedrahita , ele era suspeito por diversas vezes durante sua carreira de pertencer à Alumbrados , considerada uma herética seita. [ carece de fontes? ]
Ele começou sua carreira como pregador apostólico da Andaluzia, com idades entre trinta. Após nove anos ele voltou para Sevilha, apenas a partir para os campos mais vastos de Córdoba , Granada , Baeza , Montilla e Zafra . Durante dezoito anos antes de sua morte ele foi vítima da doença constante, o resultado das dificuldades do seu apostolado de quarenta anos. Foi declarado Venerável pelo Papa Clemente XIII, em 8 de fevereiro de 1799 e beatificado pelo Papa Leão XIII em 12 de Novembro de 1893. Em 1970, foi canonizada pelo Papa Paulo VI .
Entre os discípulos atraídos por sua pregação e fama de santo foram Santa Teresa de Ávila , São João de Deus , São Francisco de Borgia eo Venerável Luís de Granada .

São Luiz Gonzaga Patrono da Juventude


São Luiz Gonzaga Conhecido também como São Aluísio Gonzaga ou Aloysius Gonzaga.
Nascido em Castiglione delle Stiviere na Lombardia, Itália no dia 9 de março de 1568 e morreu em 20 de junho de 1591 ,beatificado em 1605 e canonizado em 1726 e O Papa Benedito XIII o declarou padroeiro dos estudantes jovens e Pio XI o proclamou padroeiro da juventude cristã. Luiz era o mais velho dos filhos do Marques de Ferrante de Castiglione que serviu ao rei Filipe II da Espanha e Marta Tana Santena . A ambição do seu pai era que o seu filho mais velho fosse um grande líder militar. Na idade de 4 anos ele foi enviado para um campo militar e andava com uma miniatura de armadura militar e com uma espada.
Ele disparou um canhão sem autorização e foi devolvido para casa .Na idade de 7 anos ele experimentou uma visão espiritual e decidiu a perseguir a vida religiosa. Ele dizia sua s preces matinais e a noite desde sua infância e agora começava a recitar o Oficio da Bem-aventurada Virgem Maria todos os dias bem como os sete Salmos penitentes e outras devoções.
Quando ele tinha nove anos seu pai o colocou com o seu irmão Ridolfo aos cuidados do tutor Francesco de Medici em Florença para ensina-los o Latin e o italiano puro da Toscania. Mas Luiz fez mais progresso nos estudos dos santos que nos seus estudos. Naquele mesmo ano e tomou os votos de castidade. Daquele tempo em diante ele nunca olhou uma mulher no rosto, nem mesmo a sua mãe. Dois anos mais tarde em 1579 seu pai mudou os jovens para a corte do Duque de Mantua, que mais tarde o fez governador de Montserrat. Já com o a idade de 11 anos Luiz decidiu renunciar aos títulos e propriedades que tinha herdado. Logo depois ele contraiu um dolorosa doença renal que o atormentou pelo resto de sua vida. Mas deu a ele uma desculpa para gastar mais tempo em orações e ler a vida dos santos, escrita pelo grande Surius. Ele começou a praticar severos e austeros jejuns com pão e água e não acendia fogo ao orar no inverno. Inspirado por um livro de missionários jesuítas na Índia, ele começou a se preparar com a idade de 12 anos para ser um missionário jesuíta. Ele reuniu um grupo de jovens pobres e começou a ensina-los o catecismo durante os feriados de verão em Castiglione.
Em 1581 Don Ferrante foi chamado a servir a Imperatriz Maria da Áustria na sua viagem da Bohemia a Espanha. Sua família o acompanhou e ao chegarem na Espanha, Luiz e Rodolfo foram colocados ao serviço de Don Diego, príncipe das Austurias como pagens. Ele teve então que cuidar do príncipe e estudar com ele, mas não se distraia da suas devoções.Durante o tempo na corte do Dom Diego, Luiz resolveu entrar na Companhia de Jesus . Obteve primeiro a provação de sua mãe e em seguida disse ao seu pai que queria entrar para a Ordem dos Jesuítas e este furioso não deu a sua permissão até que amigos intermediaram a questão e finalmente Don Ferrante deu sua consentimento provisório. Não obstante após a morte do príncipe os rapazes foram dispensados dos seus deveres na corte, mas o Marques tentou distrair o seu filho enviando a visitar cortes no norte da Itália em 1584. Ele esperava que o rapaz sucumbiria a vida fácil e farta na corte italiana. Quando isto não funcionou seu pai tentou a pressão diplomática Ele e seu amigos tentaram convencer o rapaz de deixar a sua vocação e Don Ferrante o enviou em um sem numero de comissões seculares esperando interessa-lo nos negocioso mundanos. Mas Luiz não modificou e renovou seu pedido. Dom Ferrante usou como seu ultimo esforço os dignitários da Igreja para falar com o seu filho a respeito. Finalmente seu pai foi persuadido quando a Comissão Imperial transferiu a sua sucessão para Rodolfo. Em 1585 ele finalmente permitiu que a Luiz entrasse para a Ordem dos Jesuítas em Roma.
Em 25 de novembro de 1585 ele recebeu o noviciado jesuíta na Casa de Santo André. Como tinha sua saúde abalada os jesuítas ordenaram que moderasse a sua austeridade. Ele era obrigado a descansar, comer mais e era proibido de rezar fora dos horários. Ele foi mais tarde enviando a Milão para mais estudos e teve uma visão numa oração matinal que não viveria muito mais. Isto encheu seu coração de gloria e alegria. A sua saúde debilitada forçou o seu retorno a Roma. No ano seguinte a praga tomou conta de Roma. Os jesuítas abriram um hospital e a Luiz foi permitido ajudar os pacientes, banha-los e cuidar deles. Eventualmente ele contraiu a praga e surpreendentemente sobreviveu após receber os últimos sacramentos. Uma noite Luiz caiu em êxtase e passou toda a noite neste estado e disse ao seu confesso que iria morrer na oitava de Corpus Christi. Naquele dia ele estava muito melhor e o Reitor falou até em envia-lo a Frascati. Mas Luiz manteve a sua crença que iria morre naquele dia e pediu a extrema unção do Padre Bellarmino. Logo depois Luiz ficou imóvel as vezes murmurando "em suas mãos Oh Senhor" e com olhos fixos no crucifixo ele faleceu com idade de 23 anos.

Santa Rosa de Lima


Santa Rosa de Lima nasceu na cidade de Lima, capital do Peru, no ano de 1586, coincidentemente no mesmo ano da aparição da Virgem Santíssima na cidade de Chiquinquira. Isabel Flores y de Oliva é o seu nome de batismo, mas sua mãe, ao ver aquele rosto rosado e belo, começou a chamá-la de Rosa, nome com a qual ficou conhecida.

Desde pequena, teve grande inclinação à oração e à meditação. Um dia estava rezando diante de uma imagem da Virgem Maria, com Jesus Cristo ainda bebê nos braços, quando ouviu uma voz que vinha da pequena imagem de Jesus, que lhe dizia: "Rosa, dedique a mim todo o seu amor..."

A partir de então, tomou a decisão de amar somente a Jesus, mas devido à sua beleza, muitos homens acabavam se apaixonando por ela. Para não ser motivo de tentações, Rosa cortou seus longos e belos cabelos, e passou a cobrir o rosto constantemente com um véu.

Decidiu ingressar em um convento da ordem agostina, entretanto, estando diante da imagem da Virgem Santíssima no dia da sua conversão, sentiu que não podia levantar-se nem mesmo com a ajuda de seu irmão. Foi então que percebeu ser tudo aquilo um aviso dos céus para não ir, e bastou fazer uma prece à Nossa Senhora para que a paralisia desaparecesse por completo.

A partir deste dia, Rosa, que se espelhava em Santa Catarina de Sena como modelo de vida a ser seguido, passou a pedir diariamente a Deus para indicar-lhe em que ordem religiosa deveria ingressar. Percebeu que todos os dias, assim que começava a rezar, aparecia uma pequena borboleta nas cores branco e preta, e com este sinal chegou à conclusão que deveria ingressar na Congregação da Ordem Terceira de São Domingos, cujas vestimentas eram nestas cores. Tendo ingressado na ordem aos vinte anos, pediu e obteve licença de emitir os votos religiosos em casa - e não no convento - como terciária dominicana.

Construiu para si uma pequena cela no fundo do quintal da casa de seus pais, e passou a levar uma vida de austeridade, de mortificação e de abandono à vontade de Deus. Através de rigorosas penitências, Rosa eliminou de sua vida todo orgulho, amor próprio e vaidade, cumprindo à risca o que Jesus disse: "Quem se humilha será exaltado". Entre as penitências estava o jejum contínuo: Rosa consumia o mínimo necessário para sua sobrevivência e quase não bebia água. Dormia sobre duras táboas e ao olhar para o crucifixo dizia: "Senhor, a sua cruz é muito mais cruel que a minha".

Quando seu pai perdeu toda a fortuna, Santa Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: "Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência". Vivendo fora do convento, renunciou a inúmeras propostas de casamento e de vida fácil, dizendo: "O prazer e a felicidade que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto". Alcançando um alto grau de vida contemplativa e de experiência mística, suas orações e penitências conseguiram converter muitos pecadores.

Muitos milagres aconteceram após sua morte. Ela foi beatificada por Clemente IX em 1667 e canonizada em 1671 por Clemente X, a primeira da América a ter essa honra. É padroeira da América do Sul e das Filipinas.

Foram anunciados os santos padroeiros da JMJ Madrid 2011 0


Foram anunciados os santos padroeiros da JMJ Madrid 2011 0

MAI
5
Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 deram a conhecer o grupo de Santos padroeiros do evento, a lista “deseja percorrer a história da Igreja na Espanha, desde os primeiros Santos madrilenhos”, afirmaram os organizadores.

Conforme assinala o setor de imprensa do evento, “a Santa Sé confirmou a proposta dos Santos padroeiros da JMJ: São Isidro Lavrador, São João da Cruz, Santa Maria de La Cabeza, São João D’Ávila, Santa Teresa de Jesus, Santa Rosa de Lima, Santo Inácio de Loyola, São Rafael Arnáiz e São Francisco Xavier“.

“A lista dos padroeiros –explicam– quer percorrer a história da Igreja na Espanha, desde os primeiros Santos madrilenhos (São Isidro, padroeiro da capital espanhola e Santa Maria), passando pelos fundadores das carmelitas descalças e da Companhia de Jesus (Santa Teresa e Santo Inácio), um grande missionário do Oriente (São Francisco Xavier), a cúpula da literatura mística (São João da Cruz), o impulsor da espiritualidade sacerdotal diocesana (São João D’Ávila), a primeira Santa da América Hispana (Santa Rosa de Lima), e um jovem de nossos dias (São Rafael Arnáiz), recentemente canonizado”.

“Todos estes Santos são de origem espanhola, para arraigar a JMJ na cultura do país organizador, critério similar ao que foi usado na JMJ de Colônia, onde se propuseram Santos relacionados com a história cristã da Alemanha”, adicionam.

Do mesmo modo, informaram que a Santa Sé confirmou também a Praça de Cibeles, um dos conjuntos monumentais por excelência de Madrid, como lugar adequado para a recepção dos jovens ao Papa Bento XVI, programada para a quinta-feira 18 de agosto.

De igual maneira, assinalaram que “o encontro do Papa com os jovens na noite de 20 de agosto terá lugar no aeródromo de Quatro Ventos”, localizado ao sudoeste de Madrid, espaço que já acolheu em 2003 “o encontro de João Paulo II com os jovens espanhóis em sua última visita” ao país e no qual se celebrará a Missa “que colocará o ponto final à JMJ 2011″.

O grande gigante do espírito


Nasceu no dia 2 de abril de 1842 em San Giovanni di Riva, perto de Chieri, província de Turim (Itália). Filho de Carlos Sávio e Brígida Agagliate.
Crescido numa família rica de valores, impressionou desde pequeno pela sua maturidade humana e cristã. Para ser coroinha na santa Missa, esperava o padre fora da igreja, mesmo debaixo de neve.
Estava sempre alegre. Tinha assumido a vida com seriedade, tanto que – admitido com apenas sete anos à primeira Comunhão – traçou num caderninho quatro propósitos para sua vida:
1. Vou me confessar muito freqüentemente sempre que o confessor me permitir.
2. Quero santificar os dias festivos.
3. Meus amigos serão sempre Jesus e Maria.
4. Antes morrer, que pecar.

Encontra-se com Dom Bosco, quando tinha 12 anos, e pede-lhe para ser admitido no Oratório de Turim, porque desejava ardentemente estudar para ser padre.
Dom Bosco, admirado, lhe disse: "Parece-me que temos aqui um bom tecido". Domingos respondeu: "Eu serei o tecido; o senhor então, seja o alfaiate". Acolhido no Oratório, pediu-lhe que o ajudasse a "ser santo”.
Afável, sempre sereno e alegre, coloca grande empenho nos deveres de estudante e no serviço aos colegas, de todas as formas, ensinando-lhes o Catecismo, assistindo aos doentes, pacificando as brigas...

Aos colegas que chegavam ao Oratório ele dizia: "Saiba que aqui, nós fazemos consistir a santidade em estar muito alegres". Procuramos "somente evitar o pecado, como um grande inimigo que nos rouba a graça de Deus e a paz do coração e impede de realizar os nossos deveres com exatidão".
Fidelíssimo ao seu programa, apoiado por intensa participação nos sacramentos e por filial devoção a Maria, alegre no sacrifício, foi agraciado por Deus por dons e carismas.

Em 8 de dezembro de 1854, proclamado o dogma da Imaculada por Pio IX, Domingos consagrou-se a Maria e começou a avançar rapidamente na santidade.
Em 1856 fundou entre os amigos do Oratório a "Companhia da Imaculada" para uma ação apostólica do grupo.

Mamãe Margarida disse a Dom Bosco: "Tens muitos jovens bons, mas nenhum supera o belo coração e a bela alma de Domingos Sávio". E explicou-lhe: "Vejo-o sempre rezando, fica na igreja mesmo depois dos outros; sai todos os dias do recreio para fazer uma visita ao Santíssimo Sacramento... Na igreja, está como um anjo que mora no Paraíso”.

Morreu em Mondonio no dia 9 de março de 1857. Dom Bosco escreveu a sua biografia, e chorava sempre que a relia. Seus restos mortais são venerados na Basílica de Maria Auxiliadora. Sua festa é celebrada no dia 6 de maio.

Pio XI definiu-o como "pequeno, ou melhor, grande gigante do espírito". É patrono das mamães grávidas, e por sua intercessão registram-se todos os anos um surpreende número de graças.

”Todo mundo deveria ter algum Santo que lhe fosse familiar, para senti-lo próximo com a oração e a intercessão, mas também para imitá-lo. Desejo convidar-vos, portanto, a conhecer mais profundamente os Santos, começando por aqueles de que levais o nome, lendo-lhes a vida, os escritos. Tenhais certeza de que se tornarão bons guias para amar ainda mais o Senhor e válidos auxílios para o vosso crescimento humano e cristão” (Papa Bento - Catequese 25/08/10)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

os possíveis benefícios e eventuais danos que tais tecnologias


Benefícios e limites são discutidos no Fiuggi Family Festival

No debate sobre os possíveis benefícios e eventuais danos que tais tecnologias podem provocar, vai-se de um extremo a outro.

As novas gerações fazem amplo uso de tecnologias como o computador, celulares e os consoles de videogame, mas as implicações destas tecnologias no que se refere ao processo educativo e ainda poço compreendido tantos pelos pais como pelos professores.Desde a primeira edição do Fiuggi Family Festival – evento anual direcionado à família, realizado no parque das Termas de Bonifácio VIII, em Fiuggi, na Itália – têm sido organizados encontros e discussões sobre o tema, e foi proposto até mesmo um concurso e uma lista de jogos recomendados.

Considerando o impacto social destas tecnologias, especialmente sobre os jovens, entrevistamos Giuseppe Romano, considerado um dos maiores especialistas italianos sobre o tema.

Giuseppe Romano, jornalista e professor de literatura junto à Universidade Católica de Milão, é vice-diretor artístico do Fiuggi Family Festival.

Dedica-se há anos ao estudo de mídias interativas e dos videogames, com a convicção de que as potencialidades, se bem desenvolvidas, são muito superiores aos riscos. É autor de diversos livros, entre os quais destaca-se L’internet, frontiera di uomini (”A Internet, fronteira dos homens”, Edizioni Lavoro, 2004). É ainda o idealizador da versão interativa em CD-ROM do livro de João Paulo II, Varcare la soglia della speranza (Mondadori 1997).

Os videogames, especialmente os consoles como o Playstation, são muito populares entre os adolescentes da nova geração, já no final da infância. Quais são os possíveis danos provocados por estas tecnologias e quais seriam os benefícios eventualmente proporcionados?

Romano: Danos e benefícios devem ser primeiramente avaliados no contexto do equilíbrio pessoal e familiar: se que está a jogar é uma criança ou adolescente, os familiares devem ajudá-lo a ater-se aos limites adequados de tempo e de temas – como se dá em qualquer atividade no seio da família.

Dito isto, penso que os jogos de videogame devem ser julgados com base na qualidade de seus conteúdos, como livros e filmes. Sem dúvida, há jogos violentos e nada educativos; mas não são todos, e não exaurem as potencialidades de um meio de comunicação e entretenimento que é, afinal, justamente um meio: são os homens a se comunicarem, não as máquinas, e estes devem assumir suas responsabilidades.

Jogar é uma atividade importante, que não é exercitada somente ao vídeo. Entre o computador, a TV e o celular, talvez passem tempo demais diante da tela; mas simplesmente aboli-la não seria possível nem benéfico. Pode-se, ao contrário, praticar e fazer praticar a higiene mental de modo positivo: por vezes, em família, assistir à televisão ou jogar videogame passa a ser a única diversão possível, na falta de uma proposta melhor – situação triste, entre pessoas que se querem bem.

Muitos pais lamentam o fato de que o uso do videogame aumenta a reatividade das crianças e dos jovens, mas de maneira compulsiva, e que reduz sua capacidade de reflexão. Isto é, diante dos estímulos adrenalínicos dos jogos, os usuários reagem com os dedos aos botões antes de pensar. Qual sua opinião a respeito?

Romano: A meu ver, em situações normais, o PC ou o videogame não induzem a deformações cognitivas, ainda que alguns estudiosos considerem que sim. Ou, ao menos, não contribuem mais do que o contexto frenético no qual estamos todos inseridos. Hoje, na Itália, seis em cada onze crianças têm celular, equipamento que hoje se tornou um microcomputador, com recursos de acesso à web e capazes de receber todo tipo de conteúdo – algo que muitos dos pais ignoram.

É preciso dar um passo atrás. Meu parecer a respeito das problemáticas associadas ao uso do videogame, e o eventual aumento nos casos de distúrbios e comportamento violento a ele associados, com frequência remetem a situações de abandono, real ou virtual, de jovens ainda em formação.

Neste contexto, sustenta-se que a maior capacidade de crianças do sexo feminino para a reflexão não dependa apenas dos caracteres ligados ao gênero, mas também do fato de que estas fazem uso menos frequente dos videogames? Concorda com esta asserção?

Romano: As meninas inteligentes sempre foram mais propensas à reflexão que suas contrapartes do sexo masculino. Alguns dos consoles são bastante populares entre o público feminino, como ocorre com o portátil Nintendo DS, que conta com jogos especificamente concebidos para meninas.

Há também a questão referente ao conteúdo dos jogos. Os mais inócuos parecem ser os jogos esportivos – futebol, automobilismo, motociclismo; muitos outros, porém, têm temáticas violentas, como lutas, pugilismo e artes marciais, ou mesmo matanças intermináveis com armas de fogo. Este jogos parecem hipnotizar os usuários, os quais, imersos num estado frenesi, têm dificuldade em interromper o jogo. O que pensa a respeito?

Romano: Para começar, é bom lembrar que os jogos são classificados em faixas etárias. A idade aconselhada é estampada na capa, e segue o sistema da classificação pan-europeu PEGI. As indicações são respeitadas e bem controladas. Entretanto, a classificação não exime os pais ou responsáveis de verificar pessoalmente o conteúdo dos jogos.

O envolvimento com o jogo não representa, em si, algo negativo, visto que o exercício da interatividade é certamente melhor que a postura passiva de assistir TV, por exemplo. Para evitar excessos, atualmente todos os consoles já contam com o recurso conhecido por parental control, um filtro que permite aos pais bloquearem o aparelho para conteúdos que considerem inadequados, ou determinar limites de tempo de jogo diário.

Menciona-se também com frequência que jogar videogames poderia provocar uma produção acentuada de endorfinas, substâncias produzidas pelo cérebro que poderiam ter os efeitos de uma droga de abuso; mas é preciso lembrar que nosso cérebro produz adrenalina e endorfinas em qualquer situação emocionante ou que envolva esforço.

Mas nem tudo parece negativo. Na edição deste ano do Fiuggi Family Festival, será premiado o jogo “Brain training” da Nintendo. Poderia explicar como funciona e quais as razões desta escolha para premiação?

Romano: O Fiuggi Family Festival se propõe a colocar os videogames a serviço da família. Valorizando o componente “family”, introduz no mercado um critério de classificação até então inédito. “Brain training” é um jogo classificado nesta categoria; trata-se de um “treina-mente” que solicita, por meio de perguntas e testes, a agilidade mental dos jogadores, sua capacidade de reflexão e intuição. Destina-se tanto aos adultos como às crianças, e, tomadas as precauções já citadas, não tem nenhuma contra-indicação.

Em segundo e terceiro lugar serão premiados respectivamente o “Wii sports” e “FIFA 2010″. Quais são os aspectos benéficos destes jogos e quais as motivações para sua premiação?

Romano: Com o “Wii sports”, e com a nova edição “Wii Sport Resort”, a Nintendo introduziu uma nova modalidade de jogo até então inédita, na qual o jogador se move fisicamente para acionar um controle sensível ao movimento, e assim atuar sobre as imagens na tela. É possível jogar tênis, golfe, boliche e outros esportes. Dadas as características deste console, jogar em grupo é não apenas possível, como também fácil. “FIFA 2010″, por sua vez, é um simulador de futebol que conta com versões para vários consoles; oferece um grau de realismo e versatilidade impressionantes. Também neste caso é possível jogar em grupo ou em modo multiplayer pela internet.

Poderia dar sugestões aos pais em sua tarefa de selecionar jogos e programas adequados para seus filhos?

Romano: A lista de 15 jogos que classificamos como “family”, disponível no site www.fiuggifamilyfestival.org pode ser um bom começo.

Em todo caso, sugiro não proibir o uso do console, mas de escolher ao lado dos filhos os jogos mais adequados, explorando e avaliando com eles. Considero que a família deva assumir a tarefa de selecionar os conteúdos de modo a orientar o mercado de forma positiva. É difícil, mas é o único meio possível. Considerar os jogos de videogame não como simples brinquedos ou produtos comerciais, mas como trabalhos criativos e propositivos, tanto para o bem como para o mal, pode ajudar a promover uma tendência que torne os jogos não apenas cada vez mais bonitos, mas também mais adequados em termos de proposta e conteúdo.

Maioria de adolescentes americanos é virgem por razões religiosas



Estudo da agência do governo americano Center for Disease Control and Prevention detectou que entre 2006 e 2008, 58% das moças e 57% dos rapazes de 15 e 19 anos se declaram virgens, noticiou EWTN News. Os números são basicamente os mesmos de análoga pesquisa efetivada em 2002.

A principal razão aduzida pelos jovens para se abster de relações sexuais pré-conjugais foi de que estas vão “contra a religião ou a moral”. 41% das moças e 35% dos rapazes deram essa resposta.

Uma larga maioria dos adolescentes (76% das moças e 79% dos moços) declarou que não manteve relações sexuais no mês anterior ao inquérito. O relatório é de junho de 2010 e leva o título “Teenagers in the United States: Sexual Activity, Contraceptive Use, and Childbearing.”

O relatório patenteou que políticas imorais e anti-vida promovidas para a juventude por organizações tipo PlannedParenthood estão desconectadas da realidade e procuram “afastar os jovens da moralidade e da influência religiosa” sob pretexto de “educação sexual”.

A proporção de adolescentes que perderam a virgindade atingiu o máximo em 1988 e desde então vem diminuindo. A influência de Maio de 68 e a falsa impressão de que a Igreja Católica aprovaria os desregramentos morais em decorrência do Vaticano II atingiu seu auge naquela data.

Os termos “sexo e “pornô” aparecem no top 5 dos mais pesquisados por adolescentes até 18 anos,


Os termos “sexo e “pornô” aparecem no top 5 dos mais pesquisados por adolescentes até 18 anos, segundo relatório divulgado pela Symantec.

Nas três primeiras colocações aparecem Youtube, Google e Facebook, mas “sexo” e “pornô” são o quarto e quinto, respectivamente, mais pesquisados pelos meninos. Já as garotas preferiram o ator Taylor Swift, o Jacob da saga Crepúsculo, e deixaram o termo “sexo” em quinto lugar.

A celebridade mais popular pesquisada pelas crianças em 2009 foi o cantor Michael Jackson, que apareceu em 13º na lista dos termos mais buscados. Personalidades como Miley Cyrus, Lady Gaga, Britney Spears e Beyonce também estão no ranking.

A pesquisa foi realizada em cerca de 14,6 milhões de termos buscados, que foram submetidos à Symantec pelos usuários do OnlineFamily.Norton, serviço de segurança para os pais.

Fonte: UOL

Você é cristão e curte Lady Gaga? Consegue?


Você é cristão e curte Lady Gaga? Consegue?


Pedro Ravazzano
No seu novo clipe “Alejandro” a nova estrela da cultura pop encarna toda a bestialidade da bandeira que representa com tanta maestria; cenários horripilantes, cenas eróticas, profanação da cruz e de símbolos religiosos em doses dignas de um ritual satânico.

Não obstante, gostaria de frisar que, diferentemente do que muitos pensam, a tal Lady não segue a linha de Madonna, me parece muito mais próxima ao estilo do grotesco Marylin Manson, conhecido pela sua androgenia, posições abertamente imorais, culto ao bizarro.

A atmosfera sombria do clipe é extremamente assustadora. Contando com alusões à morte, sadomasoquismo e dominação, a música, como disse a cantora, foi feita em homenagem aos gays e às mulheres que se apaixonam por eles (sic!!). Os soldados efeminados oprimidos são as vítimas da cultura machista e repressiva. Tudo pensado por aquela que é considerada o “novo fenômeno do pop”, a “nova cara da década”.

O que mais me impressiona na sua estética é o grotesco, o ambiente sombrio, bestial, decante, exalando erotismo sexual e putrefação moral. Lady Gaga aparecer engolindo um terço ou usando uma cruz invertida de forma sacrílega é consequência de algo muito maior, algo este que pode ser percebido em toda a contextualização musical e estética usada. A cantora sintetiza o espírito do mundo atual, a sua pequenez, irracionalidade, incapacidade de refletir e de discernir, a cultura de morte no seu sentido mais fidedigno e profundo.
A música de Lady Gaga, com toda a sua pobreza poética e excesso de compassos e ritmos, é sinal da mediocridade do homem moderno; um homem norteado pelas paixões, subjugado pela ignorância invencível, uma carcaça morta incapaz de raciocinar verdadeiramente.

Não me espanta que em pleno séc. XXI faça sucesso – estranho seria que o Santo Padre fosse aplaudido ao condenar o aborto, por exemplo. O espanto é saber que católicos e homens de reta intenção se deixam levar por toda essa experiência sensual que carrega no seu âmago um claro projeto revolucionário.
Lady Gaga não esconde que defende a cultura gay. Faço questão de frisar o termo “cultura” já que, infelizmente, os militantes homossexuais forjaram um estilo de vida próprio que, através de ferramentas variadas – em especial a música, filmes e novelas – foi divulgado e imposto como o estilo ordinário de qualquer ser humano na face da terra.

Destarte, a globalização transporta em sua essência a crise da Civilização Ocidental a todos os cantos, assim, tanto um jovem americano, quanto um brasileiro da favela, como um rico japonês cibernético ou então um marroquino de Casablanca se vestem, se comportam, ouvem e apreciam quase as mesmas coisas, seguindo o mesmo padrão.
Se não tomarmos uma atitude concreta, eficaz e profunda veremos os nossos filhos e netos crescendo numa sociedade onde a excessão será ser homem e mulher!
Blog Shalom – Carmadélio

o vício da masturbação.



A grande luta do jovem cristão é contra o vício da masturbação. A sua prática é bastante comum entre os rapazes e moças, que é um dos principais problemas enfrentados por eles.

Saiba, antes de tudo, que a masturbação não é indício de distúrbio de personalidade ou de problema mental. É um problema muito antigo na humanidade. O "Livro dos Mortos", dos egípcios, já a condenava por volta do ano 1550 antes de Cristo. Também de acordo com o Código Moral dos antigos judeus era considerado pecado grave.

Encontrei homens casados que continuavam a se masturbar, embora tivessem uma vida sexual regular com a esposa. Isso mostra que o vício da juventude continuou, e prejudica o casamento.

Embora as aulas de "educação sexual", muitas vezes, ensinem que a masturbação é normal, e até necessária, na verdade, é contra a natureza e contra a lei de Deus. Infelizmente, nessas aulas e cartilhas sobre o assunto, os alunos são aconselhados a não terem sentimentos de culpa, angústia ou ansiedade, e ensinam que não é prejudicial à saúde. Isso não é verdade, pois muitos médicos afirmam que ela é prejudicial ao jovem tanto fisicamente quanto psicologicamente.

A Igreja ensina que esta prática é um ato desordenado. Embora defendida por muitos como "algo normal", ela ensina que não:

"Na linha de uma tradição constante, tanto o magistério da Igreja como o senso moral dos fiéis afirmam sem hesitação que a masturbação é um ato intrínseco e gravemente desordenado. Qualquer que seja o motivo, o uso deliberado da faculdade sexual fora das relações conjugais normais contradiz sua finalidade" (Catecismo da Igreja Católica, §2352).

Para lutar contra a masturbação é preciso se tomar várias atitudes:

1 - Tenha calma diante do problema.

Você não é nenhum desequilibrado sexual, nem impuro e nem uma prostituta em potencial. Assim como não é uma aberração porque se masturba. Enfrente o problema com calma e com fé.

2 - Corte todos os estimulantes do vício.

Jogue fora todas as revistas pornográficas, livros e filmes eróticos que você costumava ver. E não fique olhando para o corpo das moças ou dos rapazes, alimentando a sua mente com desejos eróticos. Deixe de assistir àqueles programas de TV que, cada vez mais, jogam "pólvora" no seu sangue. A TV é, hoje, um dos piores venenos para o jovem que luta contra a masturbação. E fuja dos "sites" eróticos da Internet.

3 - Faça um bom uso de suas horas de folga.

Aproveite o tempo para ler um bom livro, praticar esportes, sair com os amigos, caminhar, etc. Não fique sem fazer nada, especialmente na cama, pois "mente vazia é oficina do diabo".

4 - Não desanime nem se desespere nunca.

Lute diariamente contra a masturbação, mas se você cair, levante-se imediatamente, peça perdão a Deus de imediato, e retome o propósito de não pecar. Não fique pisando na sua alma e se condenando. Diga: "Está bem, eu errei, eu caí, aceito a minha queda humildemente, porque sou fraco; vou conseguir com a ajuda de Deus superar isso. Vou continuar lutando até me libertar definitivamente, mesmo que eu caia um milhão de vezes: não desistirei e não me desesperarei."

Jovem, Deus ama a nossa luta contra o pecado; a nossa vitória diante dele é mais a nossa perseverança na luta do que propriamente a vitória completa. Se confesse com o sacerdote; sempre que cair não tenha receio, ele te compreenderá, pois está cansado de ouvir isso.

5 - Alimente a sua alma com a oração, a Palavra de Deus e os Sacramentos da Igreja.

Há um ditado que diz: "Mosca não assenta em prato quente". Se você mantiver a sua alma aquecida com o calor do Espírito Santo, as "moscas" da tentação não vão perturbá-lo. Mas se o prato esfriar... Após uma queda no campo sexual, sempre fica claro que faltou "vigilância e oração" para não pecar. Muitas vezes, abusamos da nossa fraqueza e nos expomos diante do perigo... e caímos.

Há um outro provérbio que diz: "A ocasião faz o ladrão", ou ainda: "Quem ama o perigo nele perecerá". Na verdade, teremos de pedir mais perdão a Deus porque não vigiamos e não oramos, do que por ter caído no pecado propriamente. E lembre-se: a luta é mais importante do que a vitória.

Trecho do livro: "Jovem, levanta-te"


Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

Você se aceita como é?


Cada um de nós é riquíssimo no seu ser. Fomos feitos à imagem de Deus; o que mais poderíamos desejar? O Todo-poderoso entrou dentro de Si mesmo para, lá, ir buscar o nosso molde.

Como, então, você pode ficar reclamando das qualidades que você não tem? Não seria isso ser ingrato com o Senhor?

Antes de lamentar e lamuriar o que você não tem, agradeça o que você já tem e tudo o que recebeu gratuitamente de Deus Pai. Olhe primeiro para as suas mãos perfeitas… e diga: "Muito obrigado, Senhor!" Pense nos seus olhos que enxergam longe; seus ouvidos que ouvem o cantar dos pássaros, e diga mais uma vez: "Obrigado, Senhor!" Da mesma forma, olhe para a beleza e o vigor da sua juventude e agradeça ao bom Pai, de quem procede toda dádiva boa.

A pior qualidade de um filho é a ingratidão diante do pai. Jesus ficou muito aborrecido quando curou dez leprosos (uma doença incurável na época!), mas só um (samaritano) voltou para agradecer. E este não era judeu, isto é, o único que não era considerado pertencente ao povo de Deus.

Você recebeu uma grande herança de Deus, que está dentro de você: sua inteligência, sua liberdade, vontade, capacidade de amar, sua memória, consciência, etc., enfim, seus talentos, que o Senhor espera que você os faça crescer para o seu bem e o dos outros. A primeira coisa a fazer, para que você possa multiplicar esses talentos, é aceitar-se como você é, física e espiritualmente.

Não fique apenas olhando para os seus problemas, numa espécie de introspecção mórbida, porque senão você acabará não vendo as suas qualidades; e isso o tornará escravo do seu complexo de inferioridade.

São Paulo disse que somos como que "vasos de barro", mas que trazemos um tesouro de Deus escondido aí dentro (cf. I Cor 4, 7).

Eu não estou dizendo que você deva se esconder dos seus problemas nem fazer de conta que eles não existem; não é isso. Reconheça-os e aceite-os; e, com fé em Deus, e confiança em você, lute para superá-los, sem ficar derrotado e lamuriando a própria sorte.

Saiba que é exatamente quando vencemos os nossos problemas e quando superamos os nossos limites, que crescemos como pessoas humanas.

Não tenha medo dos seus problemas, eles existem para serem resolvidos. Um amigo me dizia que todo problema tem solução; e que, quando um deles não a tem [solução], então, deixa de ser problema. “O que não tem remédio, remediado está”, diz o povo. Não adianta ficar chorando o leite derramado.

É na crise e na luta que o homem cresce. É só no fogo que o aço ganha têmpera. É sob as marteladas do ferreiro que a lâmina vira um espada. Por isso, é importante eliminar as suas atitudes negativas.

Deus tem um desígnio para você e para cada um de nós; uma bela missão a ser cumprida, e você pode estar certo de que Ele lhe deu os talentos necessários para cumpri-la.

Deus Pai quer que você seja um aliado d'Ele, um cooperador d'Ele, na obra da construção do mundo. O Senhor não nos entregou o mundo acabado, exatamente para poder nos dar a honra e a alegria de sermos Seus colaboradores nesta bela obra. Ele precisa de nossas mãos e de nossa inteligência, pois quer usar os nossos talentos. Por essa razão, o homem mais infeliz é aquele que se fecha em si mesmo e não usa os seus talentos para o bem dos outros. Este se torna deprimido.

Na "Parábola dos Talentos", Jesus mostrou que só foi pedido um talento a mais àquele que tinha ganhado um; mas que foi pedido dez novos talentos ao que tinha dado dez. Deus é coerente.

Você sabe que é “único” aos olhos d'Ele, irrepetível; logo, você recebeu talentos que só você tem; então, o Senhor espera que você desenvolva esta bela herança, sendo aquilo que você é.

É um ato de maturidade ter a humildade de reconhecer os seus limites e aceitá-los; isso não é ser menor ou menos importante; é ser real.

Aceite suas limitações, seus problemas, seu físico, sua família, sua cor, sua casa, também seus pais e seus irmãos, por mais difíceis que sejam… e comece a trabalhar com fé e paciência, para melhorar o que for possível.

Se você não começar por aceitar o seu físico, aquilo que você vê, também não aceitará os defeitos que você não vê. Você corre o risco de não gostar de você se não aceitar o seu corpo. Muitos se revoltam contra si mesmos e contra Deus por causa disso. Você só poderá gostar de você - amar a si mesmo - se aceitar-se como é física e espiritualmente. Caso contrário não será feliz.

É claro que é bom aprender as coisas boas com os outros, mas não podemos querer imitá-los em tudo. Você não pode ficar se comparando com outra pessoa, e quem sabe, ficar até deprimido porque não tem o mesmo sucesso dela. Cada um é um diante de Deus Pai. Também não se deixe levar pelo julgamento que as pessoas fazem de você. Saiba de uma coisa: você não será melhor porque as pessoas o elogiam, mas também não será pior porque elas o criticam. Como dizia São Francisco, “sou, o que sou diante de Deus.”

Certa vez, iam por uma estrada um velho, um menino e um burro.

O velho puxava o burro e o menino estava sobre o animal.

Ao passarem por uma cidade, ouviram alguém dizer:

“Que menino sem coração, deixa o velho ir a pé. Devia ir puxando o burro e colocar o velho sobre este!”

Imediatamente o menino desceu do burro e colocou o velho lá em cima, e continuaram a viagem.

Ao passar por outro lugar, escutaram alguém dizer:

“Que velho folgado, deixa o menino ir a pé, e vai sobre o burro!”

Então, eles pararam e começaram a pensar no que fazer:

O velho disse ao menino:

"Só nos resta uma alternativa: irmos a pé carregando o burro nos nossos braços!…"

Moral da história: é impossível agradar a todos!

Do livro – "Jovem, levanta-te!" – Editora Cléofas


Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro (Eclo 6,14b).



Diz a Palavra de Deus que quem encontrou um amigo encontrou um tesouro (Eclo 6,14b). Como tesouro que são, os amigos, muitas vezes, estão escondidos pela nossa vida, por isso é preciso um olhar atento de criança para encontrá-los. Deus até poderia deixar essas pessoas bem aos nossos olhos, mas Ele nos desafia a lutar para encontrá-los e perceber o valor que possuem com a alegria da descoberta

CASTIDADE não é uma imposição,mas uma escolha que gera auto-controle.



Uma pessoa me fez hoje a seguinte pergunta no e-mail questionando a castidade: “Deus nos criou, foi Ele que colocou em nós glándulas, hormônios, desejos, renunciar a esses desejos não seria renunciar a Deus?”
É claro que não. Foi Deus também que colocou em nós a capacidade de escolha e razão, que é o que nos difere dos animais. Quando usamos dessa capacidade de escolher o que queremos ou não para nossa vida, estamos assumindo nossa condição de Filhos de Deus. Não é porque eu sinto vontade que vou fazer algo que possa me fazer mal. Por exemplo, eu tenho muita vontade de voar e posso
experimentar essa sensação ainda que brevemente se eu me jogar do alto de um prédio. Um exemplo mais real: vc tem um carro super potente e ama velocidade, mas na estrada onde vc está só permite andar até 60 Km/h pois logo a frente tem uma curva fechada, você pode seguir seu desejo de velocidade e dar com a cara no muro ou cair no despenhadeiro… a escolha é sua.
Viver a castidade é uma escolha que cada um faz. A Igreja nos pede isso porque é Mãe e sempre quer o bem de seus filhos. Foi Deus quem nos deu os sentidos sim, e foi igualmente Deus que criou o sexo, que é lindo , mas para ser vivido no momento certo, caso contrario ao invés de gerar vida, pode gerar morte no sentido de destruir a dignidade humana e também gerar situações indesejadas como uma gravidez fora do casamento ou doenças. Eu namoro há 4 anos com o Tiba, estou noiva há 10 meses e em todo esse tempo de relacionamento nunca tivemos relaçao sexual, porque sabemos que isso nos está reservado para o casamento, ninguém nos impôs isso, mas nós escolhemos viver assim, não porque somos missionários, mas porque somos jovens que desejam a santidade. Nós sentimos vontade sim, tudo funciona em nós, mas lutamos muito para ser fiéis e podemos dizer que é possível. Nós nos respeitamos e nos amamos muito e queremos nos guardar para o dia em que nos casarmos e somos muito felizes vivendo nosso namoro assim.
Queria partilhar isso com você para que você saiba que a CASTIDADE não é uma imposição,mas uma escolha que gera auto-controle, domínio próprio, confiança, liberdade interior, paz e santidade. Valeu galera. Deixe aí seu comentário pois quero saber o que você acha disso!
Um abraço
DEIA BEM DA HORA

a sexualidade é uma componente fundamental da personalidade


Estamos falando de sexualidade que está presente em cada pessoa. Segundo o texto retirado do site do Vaticano sobre Orientações educativas em família « a sexualidade é uma componente fundamental da personalidade, um modo de ser, de se manifestar, de comunicar com os outros, de sentir, de expressar e de viver o amor humano » Ou seja, são as características que cada pessoa traz, as diferenças próprias entre os meninos e meninas, não somente no físico, mas também na forma de pensar e agir. Como é bonito ver uma menina que vive bem sua feminilidade e um garoto que vive sua masculinidade, assumindo o modo belo com que Deus o criou.
É muito importante que a família, mães e filhas, pais e filhos conversem sobre esse assunto, principalmente nessa fase da puberdade em que se passam por tantas transformações físicas e psicológicas, e ninguém melhor que a família para dar as orientações corretas e necessárias para cada um. Se aprende muita coisa errada na rua e até se cometem muitos atropelos nas escolas, ensinando coisas fora da moral cristã e portanto fora da vontade de Deus. Conduzir a galerinha a se ver como alguém dotado de uma rica psicologia e personalidade que foi dada por Deus. Respeitar as diferenças entre meninos e meninas, rapazes e moças, sabendo que DEus nos criou a sua imagem e semelhança e fez de nós templos seus, por isso a necessidade de se viver a pureza e a castidade.
“Devemos reconhecer que a sexualidade é uma parte importante e integral do ser humano, a qual deve ser valorizada e respeitada, e não ignorada ou negada.” (site do Vaticano- Orientações Educativas em Família)

E me lanço me entrego nos braços do Teu amor


Subo ao altar de Deus que é a alegria da minha juventude
Subo silenciosamente
Com o coração alegre e cheio de temor
Pois sei onde o Senhor me levará
Onde estaria eu se não fosse o Seu amor,
Senhor?
Como seria feliz se não fizesse o que
me manda o meu Senhor?
Torna-me um consagrado por amor
Ouvi a Tua voz por isso estou aqui
Senti o Teu chamado então me decidi
E me lanço me entrego nos braços do Teu amor
Pois nesse amor quero permanecer
O Teu amor me queima sem me consumir
O Teu amor é um mar de águas impetuosas
E voltas,e voltas e voltas do Teu amor
Pois nesse amor quero me consumir
Faz-me sentir o Teu amor
Faz-me sentir a Tua presença
Quero ficar diante de Ti, Senhor
Para sempre
.

MODA TEEN

















os óculos refletem nossa personalidade


A primeira coisa a se observar na hora de escolher os seus óculos é a partezinha do meio da armação, que liga o lado esquerdo ao direito, chamada ponte. Essa parte deve encaixar com perfeição sobre o seu nariz. Se não for do tamanho correto, pode marcar a pele, causando irritação.

PRESTE ATENÇÃO: as pontes de cores escuras não são legais para os narizes largos e grandes. Para diminuir esse efeito, a dica é escolher um arco claro e baixo.

Os óculos de grau têm de contornar a sobrancelha, nunca ficando em cima dela. E se você é daquelas que sofrem com as olheiras, não se preocupe: a armação pode ajudar a escondê-las! Para isso, ela tem de contornar a parte de baixo do olho. Já as armações para óculos escuros ficam melhores quando escondem a sobrancelha.

Se você prefere um visual mais discreto, as armações próximas ao seu tom de pele são melhores. Já para um estilo mais atrevidinho, arrisque nas cores fortes.

UM DETALHE: garotas muito brancas podem parecer pálidas com armações clarinhas. As coloridas dão um up no rosto.

Se antes ser nerd era motivo para ser zoado, agora esse estilo se transformou em sinônimo de superantenado e fashion. Os nerds viraram tendência nas últimas temporadas de moda e fazem tanto sucesso que até as celebridades resolveram aderir.

QUE O DIGA Joe Jonas e Taylor Swift, que costumam escolher modelos retangulares, retrô, mas com um quê mais moderninho...

Cabelos cacheados e com volume estão super na moda.


Para dar vida e moldar os cachos, comece pelo corte. Abandone a ideia de que você precisa de um corte reto para o cabelo ganhar peso e não armar. Peça sempre ao cabeleireiro um corte em camadas com um leve repicado do meio do comprimento até as pontas para que os cachos se formem naturalmente e tenham leveza e balanço.
Se liga: opte por pentes de dentes largos ou escovas do tipo jacaré, pois elas desembaraçam os fios sem quebrá-los.

Sempre que lavar o cabelo, faça uma modelagem dos fios com as mãos, para manter os cachinhos naturais. Aplique leave-in, musse ou um fixador de cachos nos fios ainda úmidos.
Não se esqueça: jamais prenda os cabelos quando estiverem molhados!

Faça uma hidratação nos cabelos a cada 15 dias. A nutrição dos fios é indispensável e pode ser feita até em casa. Só não se esqueça de usar produtos específicos para cabelos cacheados, de preferência à base de queratina, manteiga de karité, tutano, ceramidas, castanha e cupuaçu. Sempre aplique um bom creme que proteja os fios do calor antes de usar o secador. Depois, utilize um pouco de pomada antifrizz ou reparador de pontas para fornecer fixação e hidratação aos cabelos e esconder os fios quebrados.


As celebs também preferem. Se você não gosta dos seus cachos, se liga na Taylor Swift e na Vanessa Hudgens que quase nunca aparecem com o cabelo liso e que adoram assumir os fios cacheados e brilhantes.

Quem deu as dicas: Cabeleireiro-Style André Czerwinski, do Vimax Art Hair Beauty SP

Foto: Fabio Mangabeira Produção: Michele Paladini
Assistente de Fotografia: Jonathan Fabris e Lipp Rodrigues
Make: Sergio Gordin

As sapatilhas







A nova moda promete dar férias ao salto-alto.. Isso mesmo!! As sapatilhas tão usadas na década de 50 estão de volta aos holofotes da moda.
As sapatilhas femininas viraram objetos de desejo depois de vestir os pés da atriz Audrey Hepburn em muitos clássicos do cinema. Décadas se passaram e as sapatilhas continuam em alta. Com um toque de delicadeza, as sapatilhas conquistaram espaço no guarda-roupa feminino pela versatilidade, praticidade e conforto.
Porém é preciso estar atenta para as combinações de roupas e seu tipo de corpo para não errar no modelo certo de sapatinha. Para isso, confira dicas de uso e combinações de roupas com sapatilhas e para os diferentes tipos de corpo feminino em matéria do Jornal Hoje: