quarta-feira, 15 de setembro de 2010

a sexualidade é uma componente fundamental da personalidade


Estamos falando de sexualidade que está presente em cada pessoa. Segundo o texto retirado do site do Vaticano sobre Orientações educativas em família « a sexualidade é uma componente fundamental da personalidade, um modo de ser, de se manifestar, de comunicar com os outros, de sentir, de expressar e de viver o amor humano » Ou seja, são as características que cada pessoa traz, as diferenças próprias entre os meninos e meninas, não somente no físico, mas também na forma de pensar e agir. Como é bonito ver uma menina que vive bem sua feminilidade e um garoto que vive sua masculinidade, assumindo o modo belo com que Deus o criou.
É muito importante que a família, mães e filhas, pais e filhos conversem sobre esse assunto, principalmente nessa fase da puberdade em que se passam por tantas transformações físicas e psicológicas, e ninguém melhor que a família para dar as orientações corretas e necessárias para cada um. Se aprende muita coisa errada na rua e até se cometem muitos atropelos nas escolas, ensinando coisas fora da moral cristã e portanto fora da vontade de Deus. Conduzir a galerinha a se ver como alguém dotado de uma rica psicologia e personalidade que foi dada por Deus. Respeitar as diferenças entre meninos e meninas, rapazes e moças, sabendo que DEus nos criou a sua imagem e semelhança e fez de nós templos seus, por isso a necessidade de se viver a pureza e a castidade.
“Devemos reconhecer que a sexualidade é uma parte importante e integral do ser humano, a qual deve ser valorizada e respeitada, e não ignorada ou negada.” (site do Vaticano- Orientações Educativas em Família)

Nenhum comentário: