quinta-feira, 16 de setembro de 2010

São João de ÁvilaO arcebispo viu no jovem um poderoso instrumento missionária para suscitar a fé


São João de Ávila, apóstolo da Andaluzia (6 de janeiro de 1500, Almodóvar del Campo - 10 de maio de 1569, Montilla, Espanha ) foi um espanhol pregador apostólico, autor, mística e santa , canonizada em 1970. Conhecido na Espanha como San Juan de Ávila.
São João de Ávila foi de judeu converso descida. [1] Na idade de quatorze anos, ele foi enviado à Universidade de Salamanca para estudar Direito, mas voltou depois de um ano para o pai da casa dele, onde ele passou os próximos três anos na prática da austera piedade. Sua santidade impressionou um franciscano viajando através de Almodóvar, em cujo conselho que ele assumiu o estudo de filosofia e teologia em Alcalá , onde ele teve a sorte de ter como seu mestre o famoso dominicano Domingo de Soto . Enquanto ele era um estudante e seus pais morreram depois de sua ordenação, ele celebrou sua primeira missa na igreja onde eles foram enterrados, vendeu a propriedade da família e deu o produto para os pobres.
Ele viu o rompimento dos laços natural vocação para o trabalho missionário estrangeiro e preparado para ir para o México . Em 1527, enquanto ele estava em Sevilha, à procura de uma oportunidade favorável para definir, para seu novo campo de trabalho, a sua grande devoção incomum em celebrar a missa atraiu a atenção de Hernando de Contreras, um sacerdote de Sevilha, que mencionou seu nome para o arcebispo e geral inquisidor , Dom Afonso Manrique . O arcebispo viu no jovem um poderoso instrumento missionária para suscitar a fé na Andaluzia , e depois de muita persuasão Juan foi induzida a abandonar a sua viagem à América.
Seu primeiro sermão foi pregado em 22 de julho de 1529, e imediatamente estabeleceu a sua reputação; multidões posteriormente embalado as igrejas em todos os seus sermões. Em Sevilha, ele foi levado perante o inquisidor e acusado de exagerar os perigos da riqueza e do fechamento dos portões do céu para os ricos. Sua inocência das acusações foi provada rapidamente, e por convite especial do tribunal, foi nomeado para pregar o sermão sobre a próxima grande festa na igreja de San Salvador, em Sevilha. Como outros místicos espanhóis do período, incluindo La Beata de Piedrahita , ele era suspeito por diversas vezes durante sua carreira de pertencer à Alumbrados , considerada uma herética seita. [ carece de fontes? ]
Ele começou sua carreira como pregador apostólico da Andaluzia, com idades entre trinta. Após nove anos ele voltou para Sevilha, apenas a partir para os campos mais vastos de Córdoba , Granada , Baeza , Montilla e Zafra . Durante dezoito anos antes de sua morte ele foi vítima da doença constante, o resultado das dificuldades do seu apostolado de quarenta anos. Foi declarado Venerável pelo Papa Clemente XIII, em 8 de fevereiro de 1799 e beatificado pelo Papa Leão XIII em 12 de Novembro de 1893. Em 1970, foi canonizada pelo Papa Paulo VI .
Entre os discípulos atraídos por sua pregação e fama de santo foram Santa Teresa de Ávila , São João de Deus , São Francisco de Borgia eo Venerável Luís de Granada .

Nenhum comentário: