sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Você sabe o que é voto nulo ou branco?


Você sabe o que é voto nulo ou branco?
Veja como usar bem o voto como arma pela cidadania

Por Redação Multimídia ES Hoje (redacao@eshoje.com.br) Foto: Divulgação.

Domingo (03) 135,8 milhões de eleitores vão às urnas em todo o Brasil. No Espírito Santo os votantes chegam a 2,6 milhões. Em relação às eleições de 2006, houve um crescimento de 7,8% no colégio eleitoral. Os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram ainda que a mulher permanece como a maioria do eleitorado, com 51,8% contra 48% de homens. A faixa etária de 25 a 34 anos representa 24% dos eleitores.

Mas muitos ainda têm dúvida na escolha dos candidatos. Há que, inclusive, não decidiu se quer votar em alguém. Mas também não sabem se querem votar. Uma dúvida comum entre os eleitores é se existe ou não diferença entre votar em branco e nulo.

Alguns eleitores acreditam que o voto em branco vai para o candidato que está ganhando e o nulo não vai para ninguém. No entanto, de acordo com a legislação eleitoral, tanto os votos em branco quanto os votos nulos não são considerados válidos, são excluídos de qualquer contagem e não são contabilizados para qualquer candidato.

Os votos em branco são assinalados por meio de uma tecla específica existente nas urnas eletrônicas. Já o voto nulo acontece quando o eleitor digita um número que não é correspondente a nenhum candidato ou partido oficialmente registrado e confirma a combinação digitada.

Até 1997, o voto em branco era contabilizado como válido, mas uma mudança da lei eleitoral no mesmo ano excluiu os brancos e nulos na contagem final das eleições. Mesmo considerados sem efeito no resultado das eleições, as duas formas de votação foram mantidas entre a transição da votação com cédulas em papel e o uso da urna eletrônica.

Em 2006, a soma do número de votos em branco e nulos para presidente, no primeiro turno, foi de quase 9 milhões de votos. Este ano a Justiça Eleitoral calcula que passe dos 11 milhões, o que é pouco, considerando que no Brasil o voto é obrigatório.

O voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção "Branco" e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo é aquele que não corresponde a qualquer numeração de partido político ou candidato regularmente inscrito. Tanto o voto nulo como o em branco não são considerados na soma dos votos válidos. O voto em branco não vai para nenhum candidato, ele é considerado inválido.

O voto nulo não é computado no total de votos válidos. Assim, se você votar nulo poderá estar favorecendo a vitória de um candidato ruim, pelo abandono de sua oportunidade de escolher conscientemente o seu representante. A não participação no processo eleitoral poderá acarretar uma realidade política prejudicial a todos.

Votar nulo reduz o coeficiente eleitoral porque, depois da eleição a Justiça Eleitoral faz uma divisão, por exemplo - digamos que aqui em Brasília votem 1,6 milhão - são 8 cargos a eleger para a Câmara Federal - a JE faz a divisão: 1,6/8. Aparecerá o número de 200 mil - será esse o quociente eleitoral. O partido atingiu 200 mil votos, fará um candidato, outro atingiu 400 mil - 2 candidatos, 600 - 3 e assim por diante.

Com o fim de cada eleição se estabelece um quociente eleitoral e um quociente partidário, que é o numero de vezes que o partido atingiu o quociente eleitoral. Então o voto nulo não é contado para o ponto deste quociente, nem o voto em branco.

Nenhum comentário: