quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pré-Catequese ou Catequese de Iniciação

Até então a catequese infantil em nossa paróquia dava-se apenas para crianças com mais de oito anos de idade, perfazia-se três anos de preparação para a primeira Comunhão e mais três para o Crisma. Contudo, muitos pais procuravam a coordenação da catequese, dizendo que seus filhos queriam participar da catequese, então se deu um problema, não poderíamos colocar crianças de menor idade na primeira etapa, afinal a didática dos encontros exigem a idade mínima de oito anos; nossa comunidade precisava absorver estas crianças, porém criar mais uma etapa de catequese, apenas iria obrigá-las a freqüentar mais um ano de catequese.

Implantou-se então em nossa comunidade paroquial a Pré-Catequese ou Catequese de Iniciação, não é mais uma etapa, mas como o nome diz é uma iniciação a catequese; trabalhar de forma que as crianças se sintam atraídas pela prática da fé no dia-a-dia, um novo desafio. A pré-catequese não possui caráter obrigatório para caminhada no restante da catequese, ao contrário da primeira, segunda e terceira etapas que devem ser feitas integralmente.

A evangelização na catequese de iniciação dá-se de maneira mais espontânea, justamente para catequese não se assemelhar à escola e tornar-se cansativa e monótona, os encontros devem ser dinâmicos, com brincadeiras, conversas, atividades voltadas para crianças (colorir desenhos, contar histórias...), porem tudo isso com um fundo religioso, trabalhando nessas dinâmicas temas como partilha, caridade, amor ao próximo... Porém como todo trabalho a pré-catequese também exige uma elaboração prévia dos encontros, um bom planejamento que auxilie o catequista. Faz-se necessário ao mesmo tempo à formação do catequista.

O espaço no qual os encontros são realizados é um ponto de muita importância, a sala deve ser atrativa as crianças, com decorações voltadas para elas, como a pré-catequese não é imprescindível ela deve ser atrativa, a criança deve sentir vontade de participar dela, tendo muito mais o catequista como amigo a turma como amigos e vendo a igreja como uma mãe.

O caráter introdutório reserva a pré-catequese uma grande importância, é ela que vai introduzir crianças na catequese e muitas vezes na própria igreja. É importante ressaltar que a catequese inicia-se no ventre familiar, na família com os pais, desde a concepção, a Pastoral da Catequese Infantil, vem complementar a catequese familiar, porém não a substitui.

É recomendado que a pré-catequese seja efetuada com crianças de sete anos. A Catequese de Iniciação é algo extremamente importante, e muito bom, veja as necessidades de sua paróquia, converse com o padre de sua comunidade. Nós estamos formulando um subsídio específico para catequese de iniciação

Nenhum comentário: